sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Manual de Instruções

Um dia vais nascer e deparar-te com um mundo diferente. Não estarás mais no ventre acolhedor e quentinho da tua mãe: estarás exposto a uma brisa gélida que te enregelará o coração com o seu sopro. Irás ser tratado como se fosses um bem precioso, um prémio resplandecente exposto na mais gloriosa vitrina. Irás ser amado, criado e educado com todo o louvor e estima até que chegas a uma idade em que ocorre a tua primeira mudança e te encontras desamparado, como se não houvesse ninguém para amparar a tua queda. Contudo, não desanimes! Serão um par de dias para te acostumares a novos ritmos, rotinas e pessoas. Verás que depois já não podes viver sem elas. Não te deixes enganar por muito jovem e tenro que sejas. Há pessoas cuja confiança não deve ser dada. Como diria a minha mãe, há cobras que merecem mais confiança que humanos. Tentarão aproveitar-se da tua inocência, da tua candura para depois conhecerem os teus pontos fracos e atacarem impiedosamente. Mas tu serás como eu! Terás bom olho para os dissolutos e pérfidos! 
A tua vida manter-se-á assim durante um tempo até que chegarás a outra fase, denominada adolescência em que acharás que tudo é teu ou então pensarás que és um pobre coitado não merecedor de nada nem ninguém. É normal oscilares entre estes dois estados. As tuas hormonas atingirão números nunca antes vistos, o teu corpo começa  a modificar e há dias em que te sentes um galã de Hollywood e outro dia já te apetece enfiar num armário. É normal. Eu já passei por isso e julgo que toda a gente passou. 
Chegarás a um dia em que a responsabilidade recai completamente sobre ti. Serás um adulto. Terás os teus deveres e obrigações e irás participar ativamente na sociedade. Mais importante que isso, chegará um dia em que vais-te apreciar. Deixarás de sobrevalorizar a beleza externa e aprazer-te-á muito mais a beleza interna das pessoas, inclusive a tua. Irás perceber que a beleza externa é efémera enquanto a interna pode ser incrivelmente duradoura. Irás aprender a viver com os teus defeitos, a encontrar virtudes em ti e parar de te achar um monstro, ou pelo menos assim eu espero.
Provavelmente irás apaixonar-te. Não penses que a primeira pessoa será aquela que te irá fazer tremendamente feliz! Também não te posso garantir o contrário. Apenas a vida irá dizer-te aquilo quem será. Depois, se calhar, irás viver uma vida em comum. Irás planear cada coisa até que chegas a um ponto em que deixas de te preocupar única e exclusivamente contigo e focarás feliz pelas mais pequenas coisas no mundo, tal como eu estou feliz por ti, criança que ainda não nasceste mas irás nascer na tua candura e embalado pela doçura. Tu, pequena criança, irás perceber que tudo isto não passam de suposições de um velhote que apesar da idade não viveu metade do que tem para viver. Espero que um dia compreendas os sabores e dissabores da vida e te saibas levantar a cada queda. 

De um velho, mais velho que aquilo que consegues contar, que quer que sejas uma excelente pessoa e faças a diferença. 

3 comentários:

  1. Que texto lindo! Fazes-nos sentir como as crianças que ainda não nasceram e têm toda a vida para aprender. E que conselhos sábios :) Nunca me desiludes!

    ResponderEliminar
  2. Bem, isto lembra-me tanto os textos que tenho escrito desde as férias do natal até agora sobre e para o meu sobrinho recém-nascido (acredita que eles aprendem rápido! O miúdo tem menos de 7 dias e nota-se tanta a diferença das suas habilidades de sobrevivência básica xD).

    As crianças merecem tanto respeito, o trabalhinho que eles vão passar para reparar as coisas que os nossos antepassados fizeram e nós andamos a fazer... Em fim, são seres de grande honra!

    ResponderEliminar
  3. Adorei ler este texto. Está sentido, não sei. Fez-me sentir cada palavra.
    Adorei, adorei!

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.