sábado, 6 de julho de 2013

A Year Ago

Há um ano atrás encontrava-me numa das fases mais importantes da minha vida: resultados dos exames do ensino secundário. Recordo-me de ter ido a uma festa e de estar tão nervosa que quase que desmanchava os caracóis que tinha feito de tanto alisar o cabelo com as mãos (é, estranha mania). Por isso, compreendo que muitos estejam numa fase assim, num impasse por não saberem o que querem fazer da vida, a espera maldita dos resultados, a escolha de curso e universidade... Eu sei que não vou ajudar muito, mas acho que posso ajudar em alguma coisa.
Frequentemente ouve-se que não vale a pena estudar, que está mau e não vamos arranjar emprego. Não digo que é mentira. Simplesmente atravessamos uma crise sócioeconómica e de valores que torna tudo um mar de criticidade. Contudo, não há de todo que desesperar. O mercado está "entupido" com tantos estudantes das mais diversas áreas que não há lugar para todos, mas vale a pena estudar. É preferível trabalhar em algo que não é a área e ter um diploma do que não ter nada e não prosseguir. Claro que há o fator do "não tirei o curso para isto" e sentirem-se insatisfeitos com o emprego, mas de vez em quando temos de fazer sacríficios, não é? E nem tudo na vida corre como queremos. Sei perfeitamente que afaga o ego o "senhor/a doutour/a", mas isso não nos faz mais que ninguém, pelo menos em caráter.
Em segundo lugar, acho que se deve parar de pensar naquilo que dá mais dinheiro. Eu estou num curso sem grande saída cá, mas se estivesse num diferente aposto que iria sentir-me desanimada e não iria conseguir gostar de algo com a qual não me identificasse, por isso sigam aquilo que amam se tiverem oportunidade.
Em terceiro lugar, se forem para a universidade, aproveitem tudo com juízo. São os melhores tempos da vossa vida. Trust me.
Espero ter ajudado. Hoje deu-me para isto!

2 comentários:

  1. Concordo contigo, tens razão, a idade não define nada, mas eu tenho a certeza que era muito ingénua aos 14.
    Neste momento as minhas preocupações são as que falas neste post, não durmo nada à dias, por causa da ansiedade...

    ResponderEliminar
  2. Hayley, por vezes temos que fazer certos sacrifícios que mais além veremos que valerá a pena.
    Queria cursar Direito, passei, contanto, não era das melhores universidades do país e acabei por optar por outra, em uma área que nunca me passara pela cabeça, que é Biologia e por incrível que possa parecer, estou gostando.
    Não era o ideal? Por certo que não. Mas tenho que me confrontar com os desafios da vida e procurar viver o que é o melhor para mim e ademais, ainda haverá muito tempo para cursar Direito futuramente.
    Muito bom o post. Há tempos não passava por aqui.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.