sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Preso Por Não Ter Cão E Preso Por Tê-lo

Os pais passam a vida a dizer aos filhos em idade escolar: "Estás a ver? O filho do X está sempre a estudar e por isso tem melhores classificações que tu!". Quando uma pessoa passa a estudar, os pais, ou alguns deles, já dizem: "Sempre em casa. Nunca sai connosco. Só vê livros e computador. Nada mais importa.". É o que o velho ditado diz: "preso por não ter cão e preso por tê-lo." 
Mas o que eu acho ainda mais caricato, e grave, pais permitirem que miúdos de onze anos namorem feitos adultos e não permitam que os filhos tenham explicações, por exemplo. Parece que estamos na república das bananas assim. Mais grave ainda são aqueles que pela frente dizem o típico "Tens de estudar para ser alguém!" e depois semeiam nas cabeças dos filhos que quem estuda não tem vida social. Ora, eu saio muitas vezes, vejo filmes, séries, vou a algumas festas, estou com a família e amigos e estudo. Acho que tenho uma vida social agradável. 
Isto só porque ouvi uma rapariga de onze anos dizer que a minha mãe não me devia deixar estudar. E pronto, parece que eu ando a pedir opiniões aos outros, principalmente a pré-adolescentes. Se calhar pedi opinião e nem me apercebi. É. Deve ter sido mesmo isso.

3 comentários:

  1. Bem, Hayley, o mundo está de pernas para o ar, comparativamente àquilo que conhecia quando era mais nova.
    Acho que, pela lógica dos pais de hoje em dia, se uma criança pode ter um Ipad aos cinco anos para brincar, em vez de um brinquedo que o faça sair de casa, por que é que não haveria de ter uma pequena lista de ex-namorados aos doze e um filho ao dezasseis? A ideia de que estudar é importante, tem vindo a diminuir, principalmente agora, que estamos em crise. No entanto, se os filhos não estudam, correm o risco de nada serem na vida e caímos na tal parte em que não podemos agradar nem a gregos e a troianos.

    Love, Nameless

    ResponderEliminar
  2. é verdade, mas há sempre comparações a fazer relativamente aos filhos num aspecto ou outro. acho que não conseguem evitar xD

    ResponderEliminar
  3. O que é que essa criança de 12 anos tem na cabeça? ou pensa do futuro? Meu deus.

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.