terça-feira, 9 de outubro de 2012

Where is your mind?

Eu acho muito bonitas muitas mentalidades e o que aqui vou escrever a pessoa ouviu-o na hora. Eu questiono-me muitas vezes se eu é que sou retrógrada em relação a pessoas mais velhas que eu. Definitivamente, sou retrógrada, é que só pode! Há uma festa da abertura da semana ao caloiro na minha faculdade. A festa começa às 23h30 e eu tenho o último metro às 23h40, já para não falar que duvido seriamente que a minha mãe me deixe ficar uma noite que sabe perfeitamente que é para a borga com pessoas que eu conheço há menos de um mês. A minha resposta foi um não ainda podendo vir a ser um sim. Então, chega uma figura à minha beira e pergunta-me porque não vou. Claramente respondo que não tenho transporte e se tiver é às seis da manhã e que a minha mãe não me deve deixar. Eis que a figura diz-me que tenho dezoito anos e posso fazer o que quiser.
Desculpa? Hã? Posso fazer o que quiser? Ah, boa, tudo bem! Vou matar algumas pessoas, se é assim que colocamos as coisas, não? Em primeiro lugar eu não estou para arriscar uma noite, a ficar zangada com a minha mãe por causa de uma festarola. Segundo, tenho testes e pago a faculdade para estudar. Terceiro, vivo debaixo do teto da minha mãe e tenho regras a cumprir ainda que não goste minimamente delas. A questão não deve ser propriamente o deixar-me ir ou não. Eu moro a duas horas da faculdade e não a quinze minutos de carro! Mesmo que a figura fosse a pé, no máximo, demoraria duas horas enquanto que eu demoraria um dia e com sorte. Eu não estou na faculdade para mostrar que sou menininha rebelde que faz o que lhe apetece quando apetece! Se eu fosse mãe faria o mesmo que a minha mãe me faz. Regras são para cumprir, agora se ser libertino é regra de outras casas, lamento, mas não tive o mesmo tratamento. Se não como o que muitos comem e até dão a vida é porque a minha vesícula já teve melhores dias. Querem-na? Então levem-na que eu não me importaria de comer uns bifes e alguma carne com mais gordura a ficar um dia de cama com vómitos e até mesmo ficar a soro! Se quiserem apanhar borracheira, ótimo, apanhem-na e fiquem com ela porque eu não vou ficar a fazer figuras de tótó quando me posso estar a divertir e, sinceramente, perdi toda a vontade de ir. Pessoas assim irritam-me porque lá por saírem de casa todos os dias e virem a tardes horas pensam que são fantásticos e que eu entro às oito da noite e às nove estou na cama. Como não preciso de dar satisfações não digo sequer a que horas por norma venho. Só sei que me meteu uns nervos danados...

4 comentários:

  1. Fizeste bem em responder-lhe logo. Essas pessoas não tem noção da realidade e normalmente são elas que mal têm uma relação familiar. Ou então os pais simplesmente pensam que "se os outros fazem eu também tenho de o deixar fazer"! Eu moro mais perto da minha faculdade e tenho comboios até bem mais tarde do normal final das festas, mas para além de serem poucas aquelas a que vou no máximo às 23h00 estou a apanhar o comboio de volta, também porque as "festas" começam minimamente cedo e resumem-se a churrascos com a tuna a atuar :p Mas bom, o importante é compreendermos o lado dos nossos pais e pensarmos que se estivessemos no lugar deles também não iríamos gostar que os nossos filhos pusessem à prova regras que estabelecemos para segurança deles. Os 18 anos não significam nada enquanto morarmos debaixo do teto deles. Significa apenas que nós (e apenas nós) deveremos ter mais responsabilidade. E há quem nunca saiba lidar devidamente com isso. Fico feliz por ver que tu sabes :) Nunca mudes!

    ResponderEliminar
  2. Nem precisa deixar que isto lhe meta nervos Hayley.
    Eu penso que mesmo que discordemos, se dependemos financeiramente de alguém, precisamos ter consciência de que temos que abrir concessões para esta pessoa. E não discordo da atitude que teve.
    Que bom se fazer 18 anos fosse sinal de liberdade, afinal, o que seria exatamente a liberdade? Cada um tem um modo de pensar... Para eles liberdade é amanhecer na festa, para você, é simplesmente ficar em paz!

    ResponderEliminar
  3. Como te entendo. Eu gosto de sair com os meus amigos e isso mas nunca fico até tarde, vou muito cedo mesmo e gozam comigo por não poder ficar até as 2 da manhã. Eu não vivo no centro da cidade também, e os meus pais não estão para se levantar as 2 ou 3 da manhã para me buscar, e compreendo-os. Eu nada contra bebedeiras casuais ou gente que fuma maconha de vez em quando, desde que não fumem esse tipo de coisas a minha frente. Epa, eu não entendo, dão um valor exagerado as drogas, parece que não tem mais nada para fazer. A sério, eu nem acho grande piada a embebedar-se.

    ResponderEliminar
  4. Estava a ler isto e a pensar que uma vez o meu pai disse-me exactamente o mesmo: «Podes ser maior de idade mas enquanto viveres debaixo deste tecto quem dita as regras somos nós». E com toda a razão, diga-se.
    Quero dizer, eu também gosto de sair com os meus amigos, mas sei perfeitamente que se tiver coisas para fazer no dia seguinte ou fico em casa ou saio para voltar, quanto muito à meia-noite. Porque, se há coisa que os meus pais me deram foi o sentido de responsabilidade. Também acho que fizeste bem teres dito que não ias. A vida é tua e se não queres ou não podes, nenhum deles precisa de fazer um escândalo, muito menos virem com conversas de "és maior de idade".

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.