segunda-feira, 8 de outubro de 2012

You should be... They say


As pessoas dizem que eu devo falar mais, que devo enaltecer aquilo que faço de bem e que não me devo acanhar tanto. A verdade, é que eu não sou acanhada. Simplesmente detesto orgulho próprio. Não sou nada acima dos outros por ter feito uma coisa que pouca gente da minha idade fez ou faz. Não faz de mim um ser superior relembrar todos os outros que tenho algo a mais para colocar no currículo. Não faz parte da minha pessoa enaltecer as minhas qualidades. Detesto o síndrome do convencido, detesto que me reconheçam em qualquer parte que vá, detesto que me rotulem como sendo a "escritora". Não gosto porque apesar de ter escrito o livro eu não sou uma alien! Continuo a mesma de sempre, sem tirar nem pôr! A razão pela qual não quero que muita gente próxima de mim saiba é única e exclusivamente por achar que muitos se chocariam com o que fiz, mas já dizia Fernando Pessoa que o sentimento poderia ser transfigurado, que, por acaso, é o que se sucede. O que me chega a irritar, principalmente dentro da minha família, são aqueles comentários e perguntas do "Há romance?". Sim, eu sei que sou anti-romance em pessoa! Não gosto cá de pieguices no que toca à minha experiência! Não me envergonho do facto de ter feito um thriller com romance, mas é escusado dizerem-me sempre a mesma coisa. Talvez tivesse exagerado, mas foi o que me veio à cabeça na altura! Não gosto que estejam sempre a dizer que não sabem como o fiz! É fácil! Um ator não precisa de passar pela experiência para sentir ciúme numa das suas representações, como eu não preciso de ter experiência para o ter escrito! É tão simples quanto isto, pena não entenderem. Para além disso, não é um livro sem sentido. Enaltece a confiança, a desconfiança, a mudança das pessoas e as segundas oportunidades que se devem dar. É bem mais do que está ficcionado e quase ninguém se apercebe disso, o que me consterna. 

2 comentários:

  1. És uma pessoa fantástica, Hayley. E tudo aquilo que já escreveste e fizeste é algo de extraordinário. Mas essa posição perante os teus feitos, é o que faz de ti quem és. Sem tirar nem pôr. A falta de excesso de orgulho próprio não pode ser entendida como defeito ou qualidade. É uma característica e essa ninguém te tira pois é quem tu és. Sou e serei sempre das primeiras pessoas e chegar-me à frente e a dizer que tens um valor imenso e uma escrita e personalidade poderosas. Tal como serei sempre a primeira a chegar-me à frente e a concordar contigo. Não é por não termos sentido tal ou por não termos veia que nos ligue a isso que não podemos escrever sobre determinado sentimento ou sensação. O poder da escrita é enorme e começa aí mesmo. Naquilo que podemos criar a partir de uma ilusão da nossa cabeça.
    Tenho estado ausente, sei-o bem, e apesar dos motivos serem não tão explicativos, quero que saibas que continuo aqui, lendo o que escreves e esperando que tenhas o maior sucesso do mundo, porque tu, homónima, mereces! Quando estiver bem o suficiente para voltar em força, espero poder partilhar isso contigo, ainda que saiba que já deves andar fartinha das minhas ausências :p
    Vai em frente, miúda. Derruba as barreiras e segue aquilo que queres. Mantém-te sempre fiel a ti mesma! :D
    beijo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Hayley. Minha opinião é um pouco diferente da sua. Penso existir uma diferença entre ser convencido e saber reconhecer seus próprios méritos. Se não quiséssemos um reconhecimento do que escrevemos, seria muito mais adequado ganhar dinheiro como ghost writers. Mas sabemos que não é assim, lutamos contra o plágio e, sendo assim, temos mesmo que nos valorizar, principalmente novos autores de Língua Portuguesa que são quase "invisíveis".
    Contanto, com pessoas próximas é bastante constrangedor, eu não gostaria de passar por este tipo de pressão e por este motivo preferi, ao menos por enquanto, a publicação independente.
    Tem algumas coisas que ainda não compreendi, mas não é apropriado escrever aqui, acho. Prefiro fazê-lo por mensagem no Facebook. Em breve estarei enviando.
    Obrigado por ter me indicado o selo, seu fansign está chamando a atenção de meus parceiros. :)
    Até logo!

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.