sexta-feira, 16 de março de 2012

Nya, quem tem planos maquiavélicos e cria assassinos não tem medo de patins

Nas aulas de educação física andamos a aprender a andar de patins. Ora, eu sempre fui uma desequilibrada nata mas posso orgulhar-me de, incrivelmente, me segurar mais de meia hora em cima de uns patins e patinar razoavelmente. A sério, gosto mesmo muito e por mim ficaria um dia inteiro a patinar mesmo que caísse três mil vezes! Então, na Quarta feira foi a primeira vez que andei a sério, isto porque já cheguei a andar mas eu era um desastre. Mesmo apoiada caía, o que era simplesmente awesome! A minha Annie chegou à minha beira e disse-me: "Nya, quem tem planos maquiavélicos e cria assassinos não tem medo de uns patins!" E pronto, tinha razão. Medo de patins? Que é isso? É só cair, levantar... Ter umas quantas nódoas negras mas querer sempre andar mais e ultrapassar aquele colega que nos desafia! Sim, é sobretudo cair e levantar. Alguém aprende algo sem errar ou a andar sem cair? Pronto, eu caí três vezes em noventa minutos e sobrevivi. Tenho um joelho todo negro e empolado mas para a próxima aula lá estou eu outra vez e não é só por causa de andar de patins porque é engraçado cair. Dói, é certo mas é engraçado quando cai mais que uma pessoa ao mesmo tempo e todos se riem! É inevitável! Todos se riem de todos mas ajudámo-nos e eu acho isso bonito porque todos nos tentámos ajudar. Damos a mão a quem está prestes a cair, procuramos ajudar mesmo que provoque duas quedas! É... eu não estou doida. Se tivessem uma aula com a minha turma ou pelo menos certos elementos, veriam que eu não falo sem saber. É mesmo assim e eu acho bonito. 

8 comentários:

  1. Olá :) Eu estou no 9º ano e estou a pensar em escolher no 10º ano o curso de Ciências e Tecnologias, apesar de ter imensos receios.. o que mais me assusta é FQ e Mat. Sei que ainda é muito cedo e ainda tenho quase um ano á minha frente mas estou mesmo a stressar por causa disso e gostava que me desses alguns conselhos e me contasses a tua experiência do secundário e que notas costumavas ter no 9º ano e que notas passaste a ter no 10º, 11º e 12º. Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  2. Olá anónimo! Obrigada pela tua visita e por me teres escolhido para te dar conselhos! Sinto-me lisonjeada! haha ;) Ora, eu quando escolhi ir para o secundário, a minha escolha não foi nada fácil porque eu percebia de todas as áreas o suficiente para ir para qualquer uma delas portanto, inicialmente optei por ciências sócio económicas mas não havia vaga, portanto fui para ciências e tecnologias. Eu no 9º ano era aluna de 4's e 5's e tive uma média final de 4,58. Compreendo esse teu medo a matemática e físico química. É natural mas posso dizer-te que não é nada do outro mundo. Eu nunca gostei de matemática mas foi por causa dos professores que tinha e físico química só é mau na química de 11º mas eu sou suspeita para falar disto. Sempre gostei muito mais de Física :) Se gostas de Biologia, acho que isso poder ser o motor para seguires essa área e se gostas de educação física também, embora também tenhas nas outras áreas. Quanto às notas que passei a ter no secundário, desci mas isso deveu-se ao facto de eu também ter-me desleixado mas não sei dos míseros 15 por causa da matemática e de eu também ter propriamente mais jeito para línguas e humanidades do que para ciências. Mas lá está não podes stressar já, calma! Se estás assim agora imagino quando chegar os exames e testes intermédios. :) De qualquer das formas, tens um período de tempo que podes mudar de área se não estiveres a gostar e podes mudar para qualquer uma. Um conselho que te dou quando escolheres é não ires para uma área só porque as tuas amigas vão. pensa naquilo que gostavas de vir a exercer um dia, naquilo que realmente gostarias de fazer e não há áreas para "burros" como dizem que humanidades é! É uma área como outra qualquer :) Só tens é de te esforçar e se a tua turma te distrair ou ser rebelde em demasia e te atrapalhar, pedir transferência senão depois é muito complicado. Nas aulas, pelo menos no meu caso, só precisas de estar atenta e tirar apontamentos. A única disciplina que estudo é mesmo matemática na resolução de exercícios e de resto nem por isso. No 10º também tinha que estudar para físico química porque a velocidade a que a matéria é dada é alucinante mas não tenhas medo :) Se estiveres atenta e tirares apontamentos, tens de estudar bastante menos e ficas com mais tempo livre! ;) Agora, nada de stresses porque isso pode influenciar a tua escolha :) Espero ter sido útil e se tiveres alguma pergunta que queiras ver respondida, sente-te à vontade para perguntar que eu respondo. :) beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Agora estou com 3 quase 4 a matemática e um 4 bem seguro a fisico quimica. Achas que vou ter problemas no 10º?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não é muito linear... Depende do esforço que empenhares na disciplina mas se tens um 3 quase 4 acho que até deves arriscar :) Agora se tivesses um 2 desaconselhava-te totalmente. :)

      Eliminar
  4. Na verdade, eu acho que se estudasse mais teria bem melhores notas :L sou a preguiça em pessoa e o computador é um vicio bem perigoso para mim. Tens alguns conselhos para contornar estes problemas?

    ResponderEliminar
  5. Andaar de patins é tão fiiiixe. Tenho tantas saudades dos meus patins :c.

    Ina pah, nem me queria meter, mas já que estou no décimo ano até gostava de dar uma palavrinha, nem interessa a área que queiras seguir (porque eu sou de humanidades - e não sigas humanidades por ser considerada a área fácil porque se não gostas e não te esforças tramas-te): Não estudar nas vésperas. Estudar um pouco todos os dias ou todas as semanas. Digo isto por experiência própria, eu nas ultimas semanas tenho estado em stress do caraças porque tive a grande ideia de não estudar com regularidade.
    E como a Hayley disse, tirar apontamentos e estar atento as aulas deixa uma pessoa com mais tempo livre :)
    Não tenhas tanto medo das disciplinas mas sim das escolhas que fazes :D. E se estiveres muito indesiso(a) segue ciências.

    ResponderEliminar
  6. hahaha Eu percebo-te, anónimo! :) É assim, eu vou ser muito sincera contigo, eu podia ter excelentes notas se não tivesse outros objetivos a atingir e um sonho que me impulsionasse para algo diferente. Depende se és viciada (o) no facebook ou em outros sites. Felizmente sou só no blogger mas passo bem duas horas a escrever por dia ou até mais! Assim de conselho... só se for colocar o computador com um cadeado! :) Olha, a Victoria tem razão... escolhes ciências e vês como é porque podes depois sempre mudar! ;)

    ResponderEliminar
  7. Só uma coisa a dizer: Quem tem planos maquiavélicos e cria assassinos é desequilibrado por natureza, por isto as quedas nos patins. ahah.

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.