sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Respostas que fazem parte do sujeito da enunciação



Bee: Se fosses uma personagem quem gostarias de ser?
Ora, uma questão bem colocada. Eu não sei muito bem a quem te referes se é às que eu crio ou às personagens dos outros escritores e vou falar de ambas, para ser mais abrangente: quanto a livros de outros autores, eu gostava de ser muitas personagens. Gostava de ser a Nelly Dean, a governanta do livro de O Monte dos Vendavais porque ela teve o prazer de presenciar a história de duas pessoas que acabaram por se dar mal no romance terminando em tragédia, passou por momentos difíceis, tal como todos passamos nas nossas vidas mas provavelmente pior. Gostaria de ser Desdemona (Dess) da Saga Midnighters de Scott Westerfeld. De facto, ela até se parece comigo em termos de ideias meias atordoadas e um tanto esquisitas mas gosto da intensidade com que ela vive a Hora Azul, a sua compreensão sobrenatural para matemática e toda a sua bizarria. Acho que gostaria de ser qualquer personagem dessa saga, visto que as aventuras reinam no livro. Por outro lado, gostaria de ser a pequena Anouk do livro Chocolate de Joanne Harris com a sua fantasia, inocência e com o seu canguru atrás de si como se se tratasse mesmo de um! A astúcia da menina ao saber que quando a corrente muda é hora de procurar outra cidade e de saber quando deixar os outros partir é realmente uma inteligência, do meu ponto de vista, difícil de alcançar.
Quanto às que faço... todas elas têm um "pedaço" substancial de mim, mas talvez Benedith de Setembro porque apesar da sua tenra idade sabe mais que muitas pessoas com o dobro da sua idade e viveu muito mais do que todas elas e com perigos que ninguém imaginava. As restantes, não tenho grande coisa a dizer... há muita coisa minha e do que sou por detrás das personagens que crio.

Dream: Se soubesses que tinhas uma doença terminal, como reagirias? 
Outra boa questão! haha Não sei mas nunca me preocupei propriamente com a morte nem com a forma como morrerei. Nos meus sonhos morro sempre com alguém a alvejar-me e por isso tenho excluído a morte como uma causa orgânica. No entanto, caso isso me acontecesse, eu provavelmente faria e diria coisas que nunca disse a todas as pessoas especiais, dizer "amo-te" a quem nunca disse nem imaginaria dizer mesmo a pessoas da minha família porque, por incrível que pareça, eu nunca disse esta palavra aplicada a alguém. Faria tudo aquilo que nunca tivera coragem para fazer porque adotaria o lema "a vida são dois dias" e eu odeio este lema porque defendo que a vida são os dias que nós quisermos desde que tenhamos força e vontade para os viver. Eu não sou contra a eutanásia, só para que conste... não sou contra completamente mas não aceitaria que impusessem isso aos meus mas a mim tudo bem. Se a questão fosse sofrer muito, não me importaria de ingerir químicos porque foi para isso que foram feitos mas se estivesse acamada, presa a uma cama sem me locomover, por favor, matem-me. Mas matem a sério. O meu maior medo não é morrer, não é estar doente, cair-me o cabelo... o meu medo é envelhecer e ficar inválida porque para mim parar é mesmo morrer! Não imagino a minha vida presa a uma cama por isso se isso acontecesse eu recorreria à eutanásia... mais cedo ou mais iria morrer. Bem, mas com os avanços científicos pode ser que os cientistas descubram a fórmula para a renovação constante e saudável das células e fiquemos rijos que nem um pêro! ;)

Victoria J. Esseker: Qual é o teu objectivo de vida (ou objectivos)?
É quase um cliché dizer que o meu objetivo de vida é ser feliz mas é verdade... não falo no típico feliz: ter uma família, casar, ter filhos e blá, blá, blá... Falo na forma de como levamos a vida e fazemos as coisas que gostamos. Mas acho que estás a falar de outros objetivos... O primeiro de todos é conseguir entrar na faculdade... de quê? Ora, Direito, Antropologia, Criminologia, Estudos Internacionais, Cinema...! Nesta altura do  campeonato já deveria saber, não é? Mas eu sou a eterna indecisa oscilando entre Direito e Criminologia mas pronto eu não me fico por aqui. Um dos meus objetivos é mesmo editar algo meu mas é mais provável ganhar o Euromilhões e eu não jogo, portanto... O que eu vou falar não é síndrome do coitadinho mas eu acho que os meus objetivos são um pouco de mais para quem eu sou e como sou mas estão engavetados como objetivos e mesmo que não os alcance, serão denominados assim. 
Um objetivo de curto prazo é tirar a carta de condução que já está "prometida" e espero mesmo ter porque já estou farta de pedir boleia para ir ao cinema ou sair com os amigos. Um objetivo a longo prazo é mesmo ter a oportunidade de ir para o estrangeiro, nomeadamente, Estados Unidos ou passar lá algum tempo e quem sabe conhecer o Bradley Cooper haha ;)


Cassandra: So .. what you think about Café Central , um pequeno programa que dá na rtp2 por esta hora ?!
Confesso que não vejo muita televisão e o que vejo é mais as novelas porque a minha mãe adora e enquanto estou a fazer os trabalhos de casa vou apanhando alguma coisa, como por exemplo, agora anda toda a gente com a mania daquela música da novela "Morde & Assopra" cujo nome nem sei. A minha cultura televisiva é escassa haha No entanto, sei que vi esse programa na RTP2 antes do "Hoje" e achei piada porque é uma sátira e uma forma engraçada de apresentar as notícias com o típico senhor engravatadinho e cheio de etiqueta! Gosto do calão deles e do Bjecas! "Ó Bjecas, manda aí uma posta sobre este assunto!" E pronto, não se percebe nada! ihih Resumindo e concluindo, eu gosto o suficiente porque me faz rir e é uma ideia bastante original até porque há um café cá perto que é o Café Central e eu gozo com isso! ;)


Soraia: Já te partiram o coração muitas vezes?
Eu não sou daquelas pessoas de me deixarem partir o coração muitas vezes. Sou mais do género, afasto-me quando me fazem pela primeira vez. Em termos de amizades, imensas vezes mas agradeço por o terem feito até porque foi um mecanismo de eu ir arrumando aqueles que realmente não importavam e talvez seja por isso que eu agora tenho uma propensão em saber as intenções das pessoas. Quanto a assuntos amorosos, uma vez sim mas apenas uma porque eu sou suficientemente astuta neste campo para perceber que há pessoas que apenas estão por interesse e porque lhes convém e quando uma pessoa não quer nem pode dar aquilo que o outro quer, esse mesmo outro acaba por desistir como se tudo fosse móvel e permissivo. Não posso dizer que me destroçou porque simplesmente não me deixo abater nem sequer penso muito no assunto porque lá está, eu nunca amei. Não me envergonho de dizer, porque era mais que atração mas menos que paixão e portanto as coisas nem sempre correm como esperado e prefiro ser Forever Alone e ter a minha independência a ser controlada porque isso não me iria partir o coração mas ir-me-ia fazer afastar. Mas como dizia e diz uma colega minha: "I don´t know if I have heart anymore" haha estou a brincar, obviamente que tenho :)


Annie Tavares: isto é assim, o que é essa coisa de tu ires para o cemitério fazer sacrifícios? É que fiquei curiosa hoje, nas aulas! :D *(para os interessados, é mentira, obviamente!)
haha Para os interessados, a Annie é uma das minhas amigas de verdade e eu só descobri isso há dois anos! haha Obrigada por denegrires a minha imagem! Em primeiro lugar essa história foi uma brincadeira e depois alguns aproveitaram-se desse facto para zombarem de mim e a história é uma perfeita mentira. Como sabem, ou se não sabem ficam a saber, eu sou uma espécie de camaleão fêmea que muda de estilo muitas vezes. Nesse dia apeteceu-me vestir algo mais negro e pintar os olhos, coisa que não é usual em mim até porque nem gosto de maquilhagem... eu nem exagerei muito... coloquei uma sombra cinzenta nos olhos, passei o lápis, vesti o meu vestido cinzento, botas, casaco e mochila preta e fui para a escola. Quando cheguei, mal o Joe me vê "Ah! Tu agora viraste gótica? Ou foste fazer sacrifícios para o cemitério?" E pronto, nessa semana ouvi isso vezes e vezes seguidas e cheguei mesmo a ser conhecida como a nova gótica mas eu sempre considerei da parte deles burrice porque isso tem mais a ver com ideologias e não com acessos de "apetecimento". Ainda hoje gozam comigo mas sinceramente eu nem quero saber... Pronto, Annie! Satisfeita por saber? haha


Luna: Qual o teu maior ídolo e porquê.
Very good question! Eu realmente não sei! Acho que não tenho propriamente ídolos, para além da minha avó que suportou uma grande doença mas não quero falar muito disso pelo menos para já. :) Em termos de personalidade, admiro muita gente pelo seu trabalho como por exemplo Keanu Reeves que é um dos meus atores preferidos encontrando-se no mesmo patamar que Robert Downey Junior, por isso não posso dissociá-los. Digo isto porque eu vi grande parte dos filmes de ambos e sempre me despertaram interesse na forma como de como são como pessoas. Li bastantes coisas sobre Keanu Reeves e sempre me pareceu uma pessoa correta e demasiado reservado para sair com o habitual grupinho de Hollywood. Pelo que leio dele, está sempre a contribuir dinheiro para instituições e contribuiu também para a luta contra o cancro e acho que é raro existirem pessoas como ele, isto é, pessoas que tenham grande fama e que ajudam os outros da forma que ele ajuda, já para não falar que ele também ajuda a sua família que não é de todo tão rica e nem sempre foi. O Robert Downey Junior eu acho-o um génio da comédia! Acho que ele se tornou uma espécie de ídolo para mim porque quando estou mais triste basta ver um vídeo dele para começar a rir que nem uma tolinha! haha Eu sei... é parvo, mas é verdade! 


E pronto, terminou! Espero ter respondido a todas as questões e que não tenha desiludido ninguém mas é o que realmente penso! Foi engraçado, gostei imenso! E obrigada!

4 comentários:

  1. Gostei da tua resposta ^^ (vou-me inspirar nela :b)

    P.s.: Eu já te mandei aquilo para o e-mail. não sei se já viste ou não, e é só isso ^^

    ResponderEliminar
  2. Sim sim, sem problema ^^
    Faz quando te der mais jeito.

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.