domingo, 25 de setembro de 2011

People are Strange

Tenho dois assuntos para falar hoje aqui mas optei por falar primeiro deste que até pode levar certas mentalidades a se moldarem. A questão é: qual a importância de vestir roupas de marca? E por que razão nos temos de vestir segundo as tendências?
Não vou mentir. Eu gosto de moda mas não sigo, o que é bastante simples. Eu não tenho um estilo certo, tanto me podem ver num dia com um vestido e sabrinas como no outro já me podem ver toda de preto com Doc Martens! Eu não sigo precisamente a moda nem os padrões, eu gosto de misturar tudo o que tenho e sai sempre alguma coisa de jeito, ou não mas isso sinceramente nunca me preocupou muito. Já fui bastante zombada pelo meu estilo de vestir e acreditem que eu não queria mesmo saber mas noto que mudei um pouco. De qualquer das formas, estou a caminhar inexoravelmente para a velhice e não me posso vestir como quando tinha treze anos! Nem quero, sequer. No entanto, eu cada vez vejo mais raparigas com doze e treze anos a orgulharem-se das suas indumentárias porque é igual à da Kristen Stewart ou da Angelina Jolie ou porque foi desenhada por não sei quem ou porque é de marca.... Sinceramente, e eu estou a dizer precisamente o que penso, qual é a importância de ser de marca ou não? Eu quero lá saber se é da Nike, Adidas, Guess, etc.? Eu se tiver de comprar roupa de marca, compro mas se não tiver, obviamente que não vou comprar! Agora intriga-me certas mentalidades zombarem das outras pessoas por terem roupa da feira ou de marcas não consideradas de renome! Eu se tiver de comprar roupa na feira não tenho qualquer problema! Se me apontarem o dedo, eu sou capaz de arranjar outro argumento qualquer para fazer essa pessoa sentir na pele o que é ser zombado. Eu não sou adepta do perdão nesse campo. Portanto, eu não quero saber se visto marcas ou não. Apenas me interessa se gosto ou não, independentemente de me zombarem ou não porque eu não tenho vergonha de dizer que sou da classe média e não da classe alta. Nem sequer tenho vergonha de ser poupada nem dizer que a minha mãe não é rica. Apenas digo que posso ter muita coisa mas tudo fruto de esforço de ambas. Se me derem a escolher entre uma t-shirt de marca horrível e outra que não tem tanta importância no mercado mas que me interesse, eu vou escolher a segunda hipótese! Em vez de certas personalidades andarem preocupados com aquilo que vestem, aconselho a pensarem nos dramas que muitas vezes fazem e nas cismas que muitas vezes colocam na cabeça das pessoas a falarem de roupas pomposas e inacessíveis a essas pessoas. Porque nem todos na vida tiveram a mesma sorte que muitos nem as mesmas possibilidades. Então, em vez de andarem a zombar, aconselho-vos a se analisarem e se colocarem no local daquelas pessoas que, provavelmente dariam tudo por ter uma camisola como alguns têm. 
Tenho dito. 

10 comentários:

  1. Não é por nada, mas porque é que referiste "raparigas de 12 e 13 anos (...)"? Não são só essas, acredita, há até gajas de 20 anos que são fúteis a esse ponto, a idade não interessa, porque as pessoas que pensam que só por terem roupa igual à de um famoso ou de marca, são de todas as idades e mais algumas!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo: Olá! Apenas me referi a raparigas de 12 e 13 anos porque primeiro são as que eu tenho mais contacto e não me cabe a mim julgar as pessoas com idades superiores que não sei se assim são :) Depois porque nessas idades a situação é bastante mais crítica, uma vez que se são assim com essa idade, imagino como serão com idades superiores :) Eu sei que esta mania se estende a mais faixas etárias mas se fosse a enumerá-las nunca mais sairia daqui! haha

    ResponderEliminar
  3. Não sei mas aqui no interior não se nota tanto essa mentalidade das marcas .. no meu grupo de amigos, roupa é roupa e não julgamos tais coisas! Uma coisa que julgamos imenso é o imitar! Vou te dar exemplos .. apartir do momento, em que uma começou a fazer piercing no nariz .. houve ali uma onda de gajas que fizeram! E depois, a onda dos alargadores ... essa é que me mata! Outra é a de 'comer' gajos mais velhos. Aqui essa futilidade com a roupa já passou porque todos aqui estão mais ou menos na mesma classe e a unica coisa que se imita é este tipo de coisas.

    ResponderEliminar
  4. Verdade! E não são só as roupas. São as mochilas, os sapatos, os acessórios, a comida se for preciso. As pessoas deviam parar para pensar, primeiro estamos em crise há que fazer sacrifícios, segundo cada um faz o que quer e a marca não diz nada. Óptima crítica!

    ResponderEliminar
  5. Ora nem mais, mas o problema geral é a mentalidade das pessoas que acham que se tu não tens uma roupa de marca, não podes ser considerada alguém importante!
    Eu estou-me lixando para essa gente porque prefiro avaliar alguém pelo carácter e não pelas posses! (:
    E aliás, até se encontra roupa gira na feira ahah =D

    *Estou à espera do próximo "assassino!" ahah =D

    ResponderEliminar
  6. Verdade! Muita gente sente essa necessidade, penso eu, com intenção de se "integrar" num grupo, e pensam que vai ser isso a substituir quem são realmente como pessoas, o seu carácter. Mas enfim, não é só com roupa, como já disseram antes, e a mentalidade das pessoas não parece que vá mudar..

    ResponderEliminar
  7. concordo com o que foi dito, pessoalmente nao ligo muito a marcas

    ResponderEliminar
  8. Acho isto tão fútil e tão sem importância que sabe que nem paro para pensar ou reparar?
    Eu uso todo o tipo de roupa, dou sempre preferência a usar preto por questão de gosto, mas se alguém me zomba, devem fazê-lo pelas costas, porque não estou sabendo. ahah.
    É tão medíocre não? Avaliar uma pessoa pela marca que usa, também não sou de família rica e por vezes, quando vejo algum tênis de marca e vejo o preço, logo me vem que me sentiria um imbecil em gastar tamanha quantia de dinheiro em um simples (simples sim, não é porque é de marca que obrigatoriamente seja bonito) tênis? Prefiro gastar meu dinheiro com livros, coisas que irão me acrescentar.
    Isso que Cassandra comentou eu vejo como mais comum aqui também, o de imitar, isto enerva-me, como é difícil ser original. Alguém inventa algo criativo, logo há um exército igual. ahah.
    Obrigado pelos teus comentários, eu também estou nesta fase mais individualista, de apreciar a solidão e independência. E quanto ao blogue, já fiz "a limpeza" como disse a Soraia. ahah. Eu sou a "organização" em pessoa, como podes perceber. haha.
    É hoje que sai o novo capítulo de sua história? Aguardo.

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito de ler este post.
    Ando na universidade e infelizmente vejo gente assim todos os dias :s E no secundário conheci pessoas que chegavam ao cúmulo de gozar com quem não tinha grandes possibilidades e comprava na mesma « o que se usava», mas nas feiras, onde há as imitações de marcas e as «coisas da moda» a preços muito mais acessíveis.

    Eu pessoalmente não ligo às marcas, mas as peças que gosto costumam ser caras, por serem muito trabalhadas, nomeadamente com rendas. O que faço é conjugar uma peça cara com outras mais acessíveis. Ah e tenho um pouco essa faceta de sabrinas hoje e botas amanha, mas ando sempre de preto :) ( não é que isso interesse muito -.-" )

    ResponderEliminar
  10. Se eu puder comprar uma peça de roupa de boa qualidade a um pequeno comerciante, tal como um feirante, em vez de a um capitalista de bolsos gordos nem hesito. Não hesito mesmo. É logo o pequeno comerciante. O outro já tem que chegue e sobre e não deva.
    É que a moda é um tabu... Eu vejo muitas pessoas hoje em dia a usar com vaidade roupas por que eu fui gozada há uns tempos atrás por usar! Sabes aquelas badanas à la Axl Rose, que agoram usam muitas miúdas como bandolete? Eu uso isso assim há uns anos (e não usava antes porque não sabia que tinha, estava arrecadada algures numa gaveta velha) e até este verão sempre tiveram a mania de dizer que eu parecia uma negra africana agricultora ou uma empregada de limpezas. É só um dos INÚMEROS exemplos.
    Eu tenho um estilo super livre e simples... e ninguém diria necessariamente, a julgar pelas minhas roupas, a minha situação financeira. Eu uso o indispensável... não me adorno muito, sabes? É que eu quero ser eu, não quero coisas artificiais em mim... E quero que me aceitem como eu sou e não como a minha máscara é.
    Por exemplo, hoje eu tinha calor nos pés. Sabes o que fiz? Descalcei os ténis e andei assim pela escola, durante umas horas.
    Louca? Sim, porque o louco é, por definição, aquele que foge aos padrões da sua sociedade.

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.