sábado, 10 de novembro de 2012

Entrevista

Lembram-se da entrevista que eu disse que dei aquando a apresentação do meu livro? Pois bem, aqui está ela. Se quiserem ler e comentá-la, estejam à vontade!


Não Confies”, assim se intitula o primeiro livro de Sofia Cardoso, uma jovem de 18 anos, residente na freguesia de Lodares, que foi apresentado, na última sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Lousada. 
A obra é inspirada no universo literário desta jovem universitária, a frequentar o curso de criminologia e espelha o gosto da autora pelo cinema. "Esta é uma obra que teve na sua origem várias influências, nomeadamente algumas obras que fui lendo ao longo dos anos, com especial destaque para o Monte dos Vendavais de Emily Brontë e outras, mas também vários filmes que vi e que de algumas formas me marcaram. Algumas das personagens que constam da obra têm semelhanças com as personagens desses filmes e para o leitor mais atento não será difícil identifica-las”.
Segundo Sofia Alves Cardoso, a obra dada agora à estampa, começou a ser pensada, tinha ela apenas 13 anos, tendo sido interrompida durante três anos, retomada aos 16 e finalizada um ano mais tarde. 
A jovem escritora confessou, ainda, que a obra, embora sendo classificada por muitos como um romance policial, é um livro que não se deixa catalogar ou que tenha um estilo previamente definido."Não sou claramente uma pessoa que se possa catalogar nem aquilo que escrevo nesta obra tem um estilo marcadamente definido. É antes uma mistura de vivências, não tenho um estilo propriamente fixo embora admita a minha preferência pelo romance policial. Chamar-lhe-ia um híbrido".
A autora confidenciou ainda que a obra inicialmente teve um outro título, mas a densidade das personagens e a evolução da própria história levou-a a trocar para um nome mais próprio de uma obra que, segunda aquela, configura uma aura de mistura e leva o leitor a ler cada página e a identificar-se de uma forma ou de outra com as muitas personagens ali retratadas. 
Sofia Alves Cardoso confidenciou, também, que está já a trabalhar noutro projeto, uma obra de ficção científica, género que muito admira , tendo já muito material compilado que poderá vir a ser igualmente publicado assim que consiga arranjar editora.
Anabela Cruz, ex-professora de Sofia Alves Cardoso, e que fez a apresentação da obra, destacou a escrita simples, a narrativa com coerência, assim como a criação de personagens simples e que com o evoluir da trama se transforma em densidade psicológica. "Fui professora da Sofia, conheço-a desde 2009, vi-a crescer e também cresci com ela. A Sofia é sinónimo de sabedoria, é uma jovem que admiro. Quem está ligado à literatura e à escrita sabe que este é um processo difícil que implica muita solidão e isolamento, o que não é compatível com os tempos de hoje, ainda para mais sendo uma jovem. Independentemente do valor literário da obra, esta publicação é por si só mostra do seu valor. Escrever 506 páginas não é fácil, sobretudo, quando estamos a falar de alguém que tem 18 anos".
De acordo com esta professora: “A obra remete-nos, para o mistério, mas também fala da vida. A escrita deambulatória da autora em que esta se transforma em detetive, persegue as personagens e participa diretamente em tudo o que se passa. Admiro ainda a sua visão cinematográfica e parece que estamos a assistir a um filme. É quase como se a Sofia tivesse fotografado os acontecimentos e nos quisesse mostrá-los. O seu estilo leva-nos a viajar e a olhar para o lado sensível das personagens e o lado sombrio das mesmas. É capaz de abordar os afetos indo da sua inocência à complexidade dos sentimentos e dos afetos. É uma obra que aconselho vivamente. É direcionada para os mais novos, que tem algo a acrescentar sobre o destino, sobre as coisas que nos vão acontecendo".
O vereador da Cultura da Câmara de Lousada, Eduardo Vilar, referiu: "Este é um exemplo do potencial dos jovens de Lousada que se têm destacado pelos melhores motivos em diferentes áreas, seja a música, desporto entre outros. É fundamental que se criem e proporcionem as condições aos jovens para obterem esses resultados e conseguirem competir em condições de igualdade com outros e suponho que o executivo da Câmara de Lousada, felizmente, tem conseguido isso. É gratificante verificar que a Sofia assumiu este arrojo, e que este seja apenas um ponto de partida e nos deixe no futuro outros projetos. Espero que a Sofia nos deixe outras pegadas que configurem nos anais de Lousada. Estamos a falar de uma jovem, de apenas 18 anos, que deu, sem dúvida, um passo ousado, e a julgar pela qualidade da obra e do trabalho realizado, deixa-nos antever os maiores sucessos para uma carreira que está agora a começar".
O livro foi editado pela Corpos Editora.


http://www.imprensaregional.com.pt/tvs/pagina/edicao/1/11/noticia/1199

9 comentários:

  1. E ainda dizes que não é nada de especial?! Sofia, o teu livro tem imenso valor e és uma rapariga cheia de surpresas! És inteligente, peculiar e direta. Eu ainda não tenho o teu livro, mas por aquilo que li nas versões que me foste enviando, é um projeto mais do que bem sucedido! Tem poder! É brilhante!
    Muitos parabéns mesmo!
    beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Omg, parabéns! Eu disse que o livro era bom :)!

    ResponderEliminar
  3. Como é que aguentas-te esta ribalta? Não é nada de especial mas porra. Miuda, ao ler a entrevista emocionei-me pois lembro-me do teu medo disto. E diz-me, já alguém o comprou? (de facto o preço é puxadito!)
    Nya*, temos que meter a converseta em dia, sim?!
    beijos, Cassandra ;)

    ResponderEliminar
  4. Perante isto só tenho a dizer: mal posso esperar para ter o teu livro xD

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns :D
    Tu com certeza que o mereces e desejo-te tudo de bom nesta jornada que para ti ainda mal começou. Beijinhos *

    ResponderEliminar
  6. Ahah, não deixarei de ser como sou! (;
    Que sorte! O teu livro parece-me ser muito bom (:
    Também estou a escrever um livro... Mas a falta de tempo não me deixa actualiza-lo e dedicar tempo a ele.

    ResponderEliminar
  7. Adorei, tenho mesmo que ler o teu livro ;)

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.