domingo, 14 de outubro de 2012

Leviandade

Não suporto que levem assuntos com leviandade. Não quer dizer que seja muito séria, pelo contrário, mas opto por uma postura diferente quando falo de assuntos sérios e hoje em dia vejo pais a falarem para os seus filhos sobre a sexualidade como se fosse um assunto de chacota, brincadeira, gozo, o que quiserem lhe chamar. Sinceramente, eu muitas vezes sinto-me descontextualizada. Os pais, que supostamente têm mais dez anos que eu, parecem ter quinze. Falam de sexualidade com os filhos usando ideologias erradas, vocabulário desdenhoso (e quando digo desdenhoso é mesmo o conceito correto) e ainda acalentam para que os filhos usem preservativo! Esperem... admirem-se quando eu disser a idade em que ouço os pais a dizerem isto aos filhos: dez! Dez anos! O que um miúdo de dez anos percebe de amor? Do que é sentir que precisa daquela pessoa mais que tudo e que quer partilhar a vida com ela? Vê o que dá nos filmes, imitam, confundem! Não acredito que sintam logo o amor propriamente dito, não têm maturidade suficiente! Quando eu andava no secundário via raparigas e rapazes de doze anos a proclamarem aos sete ventos que se amavam incondicionalmente... e eu ficava a pensar que era completamente anormal porque nunca encontrei uma pessoa que eu dissesse que era a pessoa com quem eu queria partilhar a minha vida e, bem, teoricamente sou adulta! A minha mãe falou-me muitas vezes da sexualidade, como se processava e não foi de uma forma asquerosa, que suscitasse riso! Forma séria, que é como estas questões devem ser levadas. Agora, a um miúdo de dez anos dizer que como namora vai dar-lhe preservativos e a ensinar como se tem uma relação sexual é demais! Estamos exatamente em que mundo? Aposto que daqui a uns anos, e não dou mais de seis anos, aqueles pais vão vir chorosos que serão avós com menos de quarenta anos.
Com isto não estou a dizer que não hajam pessoas que se amam com dez anos ou menos nem que sou contra a gravidez na adolescência. Eu não tenho de me meter, sequer. É uma mera generalização. Cada um sabe de si e pelo que presencio a minha opinião é esta. Por estas e por outras razões é que pensar em ter filhos me assusta. Não quero de maneira alguma ser leviana, ser ridícula, educá-los mal e não prepará-los para a selva que os espera. Não sou eu que sou rígida. A sociedade é que assim o define. 

Opinião a propósito do que li no blogue da IceQueen.

4 comentários:

  1. pois, isso é que é mau. iludimos-nos com sei lá o quê e depois quando vamos a ver nada disso é o que nos faz realmente feliz e acaba por se tornar um ciclo vicioso :|
    pois mas se 100 já é enorme, imagino 400 xD

    ResponderEliminar
  2. gostei deste teu post, o mais escandaloso no meio disto tudo é que já há mesmo garotos com 10 anos a terem relações sexuais. imagina-se? NÃO! é inadmissível.
    textos destes deviam ser mais vezes partilhados por aqui!

    ResponderEliminar
  3. espero que sim, depois quero ver :D
    o problema é que muitas coisas são tão difíceis de decidir e mudar que nunca sabemos se é para melhor.
    concordo, mas o mundo é este. e agora mudar de mundo é complicado

    ResponderEliminar
  4. é absurdo de como as coisas acontecem nestes tempos :o e dez anos? por amor de deus!

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.