sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Money, so they say

Juro que não entendo certas mentalidades atuais e que por vezes me apetece espancar pessoas. Acho ridículo as pessoas julgarem e terem inveja de coisas que esses não têm. Detesto quando me dizem: "Tu falas bem porque nasceste num berço de ouro." Nasci o quê?! Primeiro lugar, eu não tenho culpa de ter tido uma "sorte" diferente das outras pessoas e, com certeza, há pessoas com uma sorte ainda mais avantajada que a minha. Segundo lugar, se eu tenho as coisas quando preciso, com certeza não é por ter uma família rica. Eu fui educada a comprar o indispensável. Só eu sei o quanto muitas vezes me custa passar por um livro, uma t-shirt ou o que quer que seja e não comprar. Há semanas a fio em que não gasto um cêntimo. Há mais de um ano que não comprava roupa nova nem ia ao cabeleireiro. Isto significa que eu não tenho culpa que muitos vão todas as semanas ao cabeleireiro, comprem roupas lindas e de preços de cortar a respiração e depois não tenham para aquilo que realmente é importante e que não podem remediar. Se eu tenho aquilo que preciso não vou andar a comprar por comprar. Quando eu disse que há mais de um ano que não comprava roupa não estava a mentir. Conheço muito boa gentinha que não dispensa certos luxos e depois ainda tem a lata de me esfregar na cara que eu "nasci num berço de ouro." Eu não nasci num berço de ouro! Aprendi a poupar, que remédio e se eu fosse desgovernada provavelmente não teria dinheiro para ir para a universidade! Se saio? Saio e agora até tem sido bastantes vezes. Vou ao cinema? Vou, mas não tantas como gostaria. Vou a festas? Ainda esta semana fui e não gastei nada para além de uma bebida. Vou a concertos? Infelizmente não vou a tantos quanto gostaria. 
A diferença que muitos não vêem é que há coisas pela qual nós passamos bem sem as ter e muitas têm mais do que aquilo que podem na realidade ter. Essa é a diferença. Poupar sem ser somítico e não esbanjar como se fosse um bilionário! Se há coisa que mais agradeço que me tenham ensinado foi a conter os meus gastos. Sei perfeitamente gerir o meu dinheiro sem ser forreta. 

3 comentários:

  1. Deixei um desafio para ti, se quiseres fazê-lo :D
    Beijinho, Stay Awesome*

    ResponderEliminar
  2. Oh Hayley, cheio de más línguas anda o mundo. Creio que li certa vez num livro uma frase do tipo "Não é a forma como se nasce que dita o carácter de um homem, mas sim a forma como se vive".
    Sorri e sê feliz =)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.