sábado, 23 de junho de 2012

Realidade vs Fantasia

A minha reação quando vi esta imagem foi: "Isto é mesmo verdade!". Eu defendo que devemos ser realistas acima de tudo. Que não devemos confabular em demasia, que não devemos pensar que o mundo é um mar de rosas onde as coisas más acontecem aos outros e nós somos quase criaturas imunes à maldade dos outros. Não é assim. O mundo tem a sua quota parte de hostilidade que nós temos de tentar transpor de uma forma ou de outra, pois assim  aprenderemos a crescer. Porém, e se calhar entro em contrariedade, eu adoro imaginar uma nova vida na minha cabeça. Com pessoas que nunca conheci, diálogos que nunca tive, ou até mesmo monólogos. Imaginar locais onde eu nunca estive nem irei estar... Tudo isto marca o meu dia. Não há um único dia em que não confabule algo. O dia em que isso acontecer acho que estarei mesmo doente. Contudo, eu não perco o meu Norte. Não perco a perceção real daquilo que me circunda e muito menos transponho totalmente os limites da realidade. É só que acho que todos nós construímos um mundo paralelo nas nossas cabeças sem muitas vezes darmos por isso e que daríamos qualquer coisa por viver aquilo que imaginamos. O problema é quando acabamos por nos embrenhar em demasia no fictício não nos apercebendo da realidade...

3 comentários:

  1. Eu quando era mais nova não suportava a realidade. Imaginava tantas tantas vidas paralelas. Mas claro, ainda era criança.

    Eu devia andar no 5 ou 6 ano e tinha mundos paralelos que chamava os imaginários, e cada dia tinha de continuar a vida que tinha em cada mundo. Não era tanto por uma questão de idade, era mais por fugir da realidade mesmo, achava-a frustrante.

    Depois tive de aprender a aceitar a realidade e os imaginários ficaram ao abandono. Hoje refugio-me a escrita e em situações difíceis imagino-me num filme porque os filmes não são reais, tipo como se fosse uma atriz a fazer o papel de eu e por isso não sente nada do que eu sinto. Qualquer dia sou internada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hayley e Victória amei o que vocês partilharam aqui. Simplesmente <3 .

      Eliminar
  2. Olá Hayley, vim agradecer sua visita. Que bom que retornou aos Lisérgicos. Esta imagem já vi em várias linhas do tempo do Facebook e penso que ela vá de encontro com o que você discutiu a respeito dos fakes no conto que estou escrevendo. Este é o perigo da vida virtual, pessoa cria um mundo só para ela, se aliena dentro daquilo e esquece de viver a realidade. É muito bom confabular, é um escape para nossas mentes, acredito eu. Há uma banda de rock brasileira onde o trecho de uma música diz assim e penso ser a mais pura verdade para se viver: "Com a cabeça nas nuvens, mas os pés no chão".

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.