sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Inside my Dreams

Muitas pessoas julgam impossível os meus sonhos basearem-se em pesadelos e ainda me acusam de contá-los com tanta serenidade e fazer piada deles. Mas é verdade e que vou fazer eu? Lamentar-me? Chorar como uma criança no regaço dos progenitores? Não, obviamente que não. Envergonhar-me-ia de tal procedimento.
Tal como referi, é muito raro, muito raro mesmo ter sonhos bons e a última vez, que me lembre, que tive um sonho minimamente agradável foi quando estive a passar férias no Algarve, ou seja, na segunda semana de Agosto e a partir daí nunca mais tive nenhum completamente agradável. Portanto, eu acho esta coisa dos sonhos muito esquisita, se querem saber. Freud diz que todos eles têm sentido e que resultam de material recalcado que quer subir para o inconsciente de forma simbólica, uma vez que na nossa forma consciência, o pré-consciente inibe esse material psíquico... mas.... como é que eu posso ter sonhos com mortes em que eu sou a autora se eu nunca tive a verdadeira intenção de matar? Tudo bem, às vezes digo que quero matar alguém mas é força de expressão porque não quero mesmo matar aquela pessoa, é apenas uma forma de demonstrar a raiva que sinto dela porque sinto-me incapaz de matar alguém... até animais eu não mato! Nem que seja uma aranha, deixo-as ir à sua vida! De qualquer das formas, ainda não percebi muito bem por que razão sabemos que somos nós a viver o sonho e por que razão não nos assemelhamos exatamente com essa figura. Já para não falar que na maioria dos sonhos, eu sonho com pessoas que nunca vi e já me aconteceu cruzar com uma pessoa que já tinha visto nos meus sonhos mas nunca me tinha cruzado com ela antes desse sonho.
Nunca vos aconteceu acordar com alguém a gritar-vos tão agudamente aos ouvidos que chegaram a confundir se se passava mesmo na vida real ou se era um sonho? Isso acontece-me imensas vezes. Acho que vou ter de fazer uma pesquisa sobre isto.

3 comentários:

  1. Já aconteceu de eu sonhar e depois de acordar, retornar ao mesmo sonho. A questão de sonhar que se está matando alguém, deve ter outro significado psicológico que não seja de maneira literal. Pesquise e acho que descobrirá mais sobre você.

    ResponderEliminar
  2. Também já me aconteceu sonhar que estou a matar alguém, incluindo zombies xD

    Mas acho que isso de sonhar que matar com pessoas, deve ser tipo aquela coisa de sonhar com cobras, que dizem que quem sonha com cobras alguma pessoa de perto irá ficar grávida :D Por isso don't worry :B

    ResponderEliminar
  3. Não há qualquer evidência que se possa extrair algum significado dos sonhos. São apenas uma mistela aleatória de pensamentos e memórias. Além disso, a psicanálise criada por Freud, na qual se insere essa ideia do recalcamento de pensamentos e memórias, é considerada pseudociência, por ser impossível de falsificar :)

    ResponderEliminar

"Procura o que escrever, não como escrever." Séneca
Aviso: Não se aceitam comentários que não se relacionem com o post. Obrigada pela compreensão.